Páginas

Dica de Tecnologia: Computadores e Notebooks #2

Olá pessoas! Como prometido, estou aqui para dar umas dicas sobre notebooks, na mesma linha que funcionou as dicas de computadores. Vou falar também sobre propagandas enganosas de lojas vendendo computadores a preço muito baixo, tem que ter muito cuidado com isso. Vamos logo ao assunto.

Como vocês viram na parte sobre computadores, eu separei a postagem em duas partes, Simples e avançado, ou seja, configurações simples e avançadas. Aqui eu vou fazer da mesma maneira, e as configurações que vou postar são praticamente iguais. Mas o que vai diferenciar, então? Bom, como vocês puderam ver, na parte de computadores eu não citei nenhuma marca específica de computadores pelo simples motivos de você poder montar seu PC, não foi uma marca/empresa que o montou. Mãos à obra!

Antes de ir para as configurações, vou postar aqui um esquema no estilo do post anterior, mostrando, em ordem de prioridade, quais características você deve olhar em um notebook antes de comprá-lo:



Olhando o esquema e comparando com o anterior vemos algumas diferenças, eliminamos o monitor, teclado e mouse. Isso porque notebooks já possuem todos nele, então fica de sua preferência escolher o tamanho da tela, o estilo de teclado e o TouchPad.



Abaixo vou mostrar configurações para pessoas que usam o notebook para uso doméstico/pessoal, são idênticas a dos PCs:

Processador: De preferência os processadores Intel, por sua melhor estabilidade, nas versões I3 ou I5 (ambos na terceira geração) e com velocidades que variam entre 1.8 a 2.2GHz.

Memória RAM: De 2 a 4GB está de bom tamanho, pois para acessar a internet não é necessário muita memória.

Placa de vídeo: Recomendo as placas da Nvidia, com uma memória de 128 a 512Mb, tá de bom tamanho. Se não encontrar um PC com Nvidia, tem as placas de vídeo da Intel e da AMD, que também são ótimas. ASUS também entra na lista.




Agora vou mostrar configurações para o pessoal que curte jogar os melhores jogos do momento, ou pra quem faz edições de vídeos e fotos com os melhores programas, como, por exemplo, o Sony Vegas. De novo, as configurações são identicas a dos PCs. A única diferença é que você não pode comprar as peças separadamente tão fácil, pois montar um notebook não é tarefa simples, e achar a carcaça de notebooks (partes onde ficam as peças) não é nada fácil. Vejam:

Processador: De preferencia Intel mas você também pode usar os processadores da AMD, só que os Intel tem mais estabilidade e esquentam menos. Opte pelos Intel I7 com velocidades acima de 2.7GHz, o que vai lhe permitir um ótimo desempenho. Mas se você tiver condições e dinheiro não for problema, recomendo o Intel I7 Extreme Edition, que tem velocidade superior a 3.0GHz.

Memória RAM: Recomendo no mínimo 6GB, mas de preferência use 8GB.

Placas de vídeo: Hoje existem placas muito potentes no mercado, evoluíram muito, portam indico as que possuem 2GB de memória, de preferência das marcas: Nvidia e AMD, ambas possuem mesma qualidade gráfica, mas a Nvidia se sai melhor no custo benefício.

Marcas


Olhando os dois posts não há uma diferença entre as configurações, pois elas são exatamente as mesmas, o que diferencia é pra quem elas são. Os notebooks possuem o mesmo poder dos PCs. Então, vou dar umas recomendações, em ordem de preferência, de marcas que se saem melhor.

Sony (Vaio): Está entre as marcas mais conceituadas no ramos dos notebooks, seu computadores possuem um ótimo desempenho e são muito resistentes, raramente você vai ter que procurar assistência.

LG: Meu professor do curso recomenda a LG por ser uma marca que, também, raramente vai pra uma assistência, tendo uma boa resistência.

Samsung: Também é uma ótima escolha, seus notebooks seguem a mesma linha da Sony e LG, e possuem um preço mais acessível.


Novamente indico a Alienware, que também produzem notebooks para jogos, com peças de alto nível. São caros mas são muito bons, recomendo.

Propagandas enganosas




Todo mundo já deve ter visto propagandas do tipo: "computador com 750GB de HD, 4GB de memória e placa de vídeo de 1GB, tudo isso por apenas R$ 800,00". Isso é um grande perigo! As configurações olhando por cima parecem ser boas, mas é aí que mora o perigo, pois eles comentam as peças que compõem o PC/notebook e não mencionam a principal, o coração do computador: o processador. Não adianta você comprar um computador com configurações boas e ter um processador de 1.5GHzz, por exemplo. Seu computador, mesmo tendo HD e memórias boas, não vai trabalhar de forma eficaz, pois quem executa todas as tarefas é o processador e sua velocidade influência, e muito, no desempenho do PC. Vão ocorrer travadas constantes, pois o processador não vai dar conta de fazer todo o trabalho e vai acabar sobrecarregado e vai esquentar muito. Então, na hora de comprar um computador por R$ 800,00 suspeitem, verifiquem o processador.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas para PCs e notebooks, e se ficarem com dúvidas quanto aos meus conhecimentos podem pesquisar na internet. Garanto que eu não falei nada errado, muitas coisas eu vi na internet e escrevi aqui com minhas palavras. Qualquer dúvida sobre alguma peça, ou se quiser indicação de marcas e modelos, pode postar nos comentários que irei responder.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário